domingo, 7 de dezembro de 2008

Blog do Prof. Ronaldo Vieira

O blog do prof. Ronaldo está bastante completo e já utiliza uma série de ferramentas e aplicativos que estão sendo úteis para ele em sala de aula. Ele gostou muito de trabalhar com as novas tecnologias e já está usando muitas delas tanto no seu blog como para trabalhar com seus alunos, conforme comentário seu feito no blog guia que criei: "Nimbuzz – software de comunicação instantânea. Permitiu a comunicação dos alunos com o professor em tempo real, além de permitir o envio dos arquivos gerados pelos alunos durante as aulas.


Alunos enviando arquivos para o Professor usando o Nimbuzz


Slideshare – bom repositório de arquivos Powerpoint, serve de armazenamento de aulas nesse formato fornecidas através de link no blog aos alunos.


Criação de vídeos – Através de software de fácil acesso e utilização estão sendo criados vídeos sobre os assuntos abordados em sala de aula com temas gerais onde os alunos escolherão dentre eles o que mais lhe interessar e criarão um outro vídeo sobre o tema específico. Podendo ser disponibilizado no youtube.com para que seja colocado em um blog criado para essa disciplina. Utilização de vídeos comerciais em sala de aula servindo como temas para debates ou introdução de assuntos relacionados à matéria.


Podcast – outra ferramenta de armazenamento de aulas em áudio onde os aluno são incentivados a criarem músicas para memorização de assuntos e fórmulas cantadas tornando divertida e fácil a aprendizagem. As músicas criadas serão disponibilizadas em link no blog para as demais turmas".


Prof. Ronaldo criou também um vídeo usando o Movie Maker, que, segundo ele, serviu de inspiração para que seus alunos criassem os deles. Os alunos produziram material a partir do vídeo elaborado por ele, para ser postado no blog da disicplina. Você pode ver as produções dos alunos logo abaixo.


Prof. Ronaldo Vieira trabalhando no laboratório

Veja o vídeo criado pelo prof. Ronaldo e já disponível no seu blog:




Os alunos tiveram a oportunidade de acessar todo o material usado em sala de aula (postado no blog do professor através do slide share, orientado pela Profª Caroline), acessar os links indicados, filmes, notícias e usar o blog para como meio de comunicação com seu professor. Todos foram estimulados a participar.

As atividades realizadas pelas turmas foram divididas em etapas: incialmente os grupos tiveram contato com as ferramentas a serem utilizadas, logo em seguida acessaram o blog do professor e assistiram ao vídeo, depois pesquisaram na internet sobre o tema para iniciarem o desenvolvimento dos slides e ou vídeos utilizando o Power Point e ou Movie Maker. Finalmente, as produções foram concluídas e enviadas para o professor através do Nimbuzz.


Fotos dos alunos das diversas turmas do Prof. Ronaldo, que participaram do Projeto NTE vai à Escola, orientado pela Profª Caroline Borba

Vejamos abaixo as produções da turma 10V1:










Veja abaixo as produções da turma 10V2, realizadas usando o Laboratório de Informática durante o Projeto NTE vai à Escola:














Veja agora as produções da turma 10V3:













Veja agora as produções da turma 11M3:





















Alunos entretidos trabalhando no Laboratório de Informática, durante o Projeto NTE Vai à Escola (disciplina: Física).

Após a realização das atividades, os alunos foram estimulados a responder à enquete disponível no blog do prof. Ronaldo, expondo suas respectivas opiniões sobre as atividades desenvolvidas no laboratório:

Nenhum comentário: